14 jul Preciso do arquivo em corel, e agora?
Preciso do arquivo em corel, e agora?
1) Abra o Corel Draw.
2) Crie um novo arquivo clicando no menu “Arquivo /Novo…”.
3) Importe o arquivo através do menu “Arquivo / Importar…” (localize em seu computador o vetor PDF que fez download aqui em nosso site)
E agora pode usar o vetor para produzir seus produtos, e fique a vontade em editar o arquivo como desejar.
Porque usar em pdf ?
Nós somos da Dmaise.com.br recebemos aqui um pedido para envio da arte em Corel Draw, provavelmente para algum ajuste técnico referente à impressão.
Em 2009, quando iniciamos a empresa, também usávamos Corel Draw, mas acabamos naturalmente migrando para o pacote Adobe, tanto que hoje nem o acesso a arquivos.cdr se tornou necessário.
Para tanto, nosso padrão é enviar a arte em PDF com fontes em curvas e em cmyk, formato universal e que nunca apresenta desvios.
Use o comando “novo” e “inserir”
Eventualmente, quando alguns fornecedores precisam inserir a arte no Corel, eles relatam que conseguem ter acesso via comando “inserir” o PDF dentro do Corel Draw.
Notamos que isso funciona e não causa desvios.
No youtube existem vários tutoriais, exemplo: https://www.youtube.com/watch?v=bT8Nazgtj8o
Nós só usamos Adobe.
Se ainda assim desejar o arquivo “editável” para algum outro tipo de ajuste, embora não seja comum, o que ainda pode ser feito é fecharmos com você um pacote com as fontes e posteriormente enviar para você o arquivo editável em Adobe Illustrator na versão do ano atual. Se for esse o caso, peço que nos solicite.
Embora você já saiba, vale reforçar a necessidade de aprovação da ARTE FINAL ASSINADA PELO CLIENTE, evitando qualquer desvio na arte.
Adoraríamos, mas mesmo não sendo possível converter o arquivo Illustrator para Corel Draw, na prática as soluções acima resolvem a questão.
Caso queira tirar mais alguma dúvida, estamos à disposição no Whats em horário comercial.
Dica Bónus:
Agora que viramos amigos, vai uma dica: no início da empresa, eu era contra usar o Adobe, tudo no mac, achava coisa de “playboizinho rico” sabe? Afinal, o corel era tudo fácil. Mas resolvi testar, e descobri que a lógica do adobe é diferente. Ai uma gráfica me disse “tu usa o corel”pau” – Pau no caso é uma expressão para bug. Fique indignado e resolvi usar o adobe (bem quietinho)
Resultado:
Custo de diagramar um folder de 4 páginas, 2010:
No corel: 5 dias, muitos bugs de impressão
No adobe: 2 á 3 dias, zero bug, visual e acabamento infinitamente superiror.
Conclussão: Se você está iniciando, use o corel, baita ferramenta. Mas sempre que a vida permitir, use adobe. E quando a vida melhorar, use adobe no mac.
abração e fica bem,
Equipe D+E
fonte da imagens: