26 ago Branding Insights
É apaixonado pelo assunto e quer saber o que é cada termo do branding?
Desafio:
Representa o ponto de partida, qual o contexto do problema que a marca se propõe a resolver.
Estratégia:
É a melhor cenário que nossos estrategista encontraram para posicionar seu negócio.
É a abordagem que os criadores da marca encontraram para resolver. Apoiado nela, o projeto de branding cria a abordagem para dotar valor a marca.
Propósito
Se você não existisse, qual a diferença que você faria na vida do cliente? Esse é o propósito da marca e deve ser perseguido obsessivamente.
è expressado em forma textual ou através do manifesto.
Persona:
Personas são personagens fictícios que representar grupos diferentes.
Arquétipo:
Conjunto que representa experiências e comportamentos presentes no inconsiente coletivo – adaptado da metodologia de Carl Gustav Jung.
Sol da marca
É uma representação gráfica de palavras chaves que cadencia a descoberta da essência da oferta pelo consumidor.
Utilizado onde a essência da marca é o único ponto chave.
É uma representação gráfica de palavras chaves que cadencia a descoberta da essência da oferta pelo consumidor.
Exemplos de comportamento da marca
Um projeto de branding não tem só o objetivo de aumentar a exposição de mercado neste momento, mas entender um modelo replicável de transmitir propósito.
Para facilitar o entendimento, utilizamos simulações de algumas peças de comunicação, que são pontos de partida. Adaptações podem e devem ocorrer na execução usualmente dos principais pontos de contato com a marca. Note que são exemplos o direito de imagens, e a execução ou não da peça deverá ser desdobrado no dia a dia da empresa. Adaptações podem e devem ocorrer, mas a essência da marca deve permanecer, mantendo a coerência.
Manifesto da marca
Utiliza-se quando a marca possui caráter revolucionário e sintetiza os pilares da marca que sustentam a personalidade da marca
É uma apresentação manifesta, através de exemplos visuais e verbais, as ideias que sustentam a criação da marca. Esse guia demonstra os pilares dos quais a personalidade da marca será construída. Cada pessoa do exército da marca (todos os colaboradores internos, diretores, gerentes, novos contratados e parceiros) farão a marca viva se perseguirem obsessivamente essas premissas. Antigamente também era conhecida como “Brandbook” ou livro da marca.
Identidade visual
É o conjunto de cores e formas que transmitem sentido. É aquilo que o cliente vê.
É a construção de um discurso único e de fácil identificação, que apresenta e reforça o propósito da marca. É aquilo que o seu cliente ouve.
É a construção de um discurso único e de fácil identicação, que apresenta e reforça o propósito da marca. É aquilo que o seu cliente ouve.
O QUE É TOM DE VOZ DA MARCA?
O Tom de Voz da marca é a personalidade que a sua empresa expressa por meio dos canais de comunicação. Ele precisa permanecer consistente no site, nos perfis das redes sociais, emails, descrições de produtos e em todos os lugares que utiliza para interagir com seus clientes.
A personalidade de uma marca vai além de sua Visão (responsável por nortear a organização) e a Missão (a razão pela qual a empresa existe). Ela envolve os princípios que sua empresa deve seguir no momento de se comunicar e no jeito único de falar, independente do canal e do formato de conteúdo.
O Tom de Voz é justamente a transposição adaptada do jeito de uma marca se comunicar a partir de quem é, na vida real, para sua comunicação, inclusive a Digital – na qual os diálogos e o relacionamento são potencializados e se tornam muito mais marcantes e presentes.
O uso de expressões, o slogan e características próprias e marcantes fazem com que sua marca seja autêntica, transmita credibilidade e gere identificação. Além de tudo isso, torna a marca mais humana e mais real. Por isso, construir o “Jeito de Ser” e o Tom de Voz é tão importante para alcançar resultados
Personalidade da marca:
Um projeto de branding não tem só o objetivo de aumentar a exposição de mercado neste momento, mas entender um modelo replicável de transmitir propósito.
Para facilitar o entendimento, usualmente se usa simulações de algumas peças de comunicação, que são pontos de partida. Adaptações podem e devem ocorrer, mas a essência da marca deve