O que é Branding? - D+E Branding For Business
15472
post-template-default,single,single-post,postid-15472,single-format-standard,bridge-core-3.3.1,qode-page-transition-enabled,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-30.8.3,qode-theme-bridge,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-7.9,vc_responsive

O que é Branding?

O que é Branding?

O que é Branding ?

 

 

Tudo que você sempre quis saber sobre branding e tinha vergonha de perguntar.

Muito se fala sobre Branding, muito se estuda. Mas na prática ainda noto muita gente com dúvida sobre o assunto. Eu mesmo, quando comecei a estudar, fui atraído pela magia das marcas e o que elas causam na mente da gente, mas foi somente com anos de experiência aplicando isso nas empresas, estudando que eu pude então saber o que é Branding e qual o poder que ele tem de transformar a vida de empresário.

 

Para entender, Branding se trata de valorizar a marca pegando atalhos que passam da mente direto ao coração. Ou seja, quando a gente tem um negócio você tem o nome da empresa: isso ocupa um espaço dentro da cabeça das pessoas, ou melhor, dentro do coração das pessoas. Exemplo: quando alguém fala “férias nos Estados Unidos” um local incrível e mágico vem na sua cabeça. Quando eu lhe falo “entretenimento, televisão, séries, vermelho, robô”? Na sua cabeça vem Netflix. Pois bem, essas empresas e a marca delas têm um Branding forte. Ele conquistou dentro do da sua cabeça, dentro do seu coração um acesso livre ao teu bolso, por assim dizer. Branding é tudo aquilo que dá valor à sua marca e a faz grande.

 

Não é propaganda, é muito mais do que isso.

Não é só uma desculpa esfarrapada para ter um texto bonito para botar na propaganda: é uma promessa de que cada ponto de contato que o usuário tem com a sua marca é uma ferramenta, um recurso do Branding. Então quando o cliente ouvir falar, ter uma indicação, quando ele pesquisar no Google para encontrar uma empresa, quando o cliente pesquisar no Instagram um nome e uma palavra-chave que tem a ver com teu negócio, quando o cliente vai no site e entra em contato, a resposta que ele recebe quando ele entra em contato, o orçamento que ele recebe, o folder que ele recebe, a experiência de compra. Tudo isso são pontos de contato.

É preciso ter cuidado e esmero até com a nota fiscal que ele recebe, o atendimento e suporte, o produto que ele adquire, a embalagem que ele leva para casa, a experiência que ele tem com essa embalagem o cheiro do produto, o benefício do produto o que ele vai fazer com embalagem quando ele bota fora. Tudo isso faz parte da experiência que o consumidor tem com a sua marca.

Tudo isso culmina nos comentários na rede social, na indicação que ele vai fazer daquele produto e assim começar um novo ciclo de vendas. Tudo isso é uma grande escada. De cada elo desse ciclo, geramos o posicionamento. Como exemplo temos a Sabão Imperial, que recentemente fizemos o Branding dessa que é uma marca super conhecida de sabão aqui no Rio Grande do Sul. Quando a gente fez o Branding da marca, nós pensamos em todas suas etapas: qual é a memória que a pessoa tem da marca? Qual é a memória que ela tem hoje e para onde eu quero conduzir essa memória. Aí a gente começou a pensar em quem é essa pessoa, esse consumidor e quando ela olhar para a marca, o que ela vai sentir. O que a pessoa vai ver na prateleira do mercado, como vai ser o site… Tudo isso faz parte do Branding. A gente vai entender como você quer funcionar, como você quer se posicionar. Ajudamos você a dar para sua marca a cara que ela deve ter.

 

Naming: o que o seu cliente ouve

 

Logotipo: O que o seu cliente vê

 

Marca: O que o seu cliente sente

Marca é aquilo que o cliente sente quando compra, é aquela sensação com a qual ele fica e o espaço que ela vai ocupar na cabeça dele, que aciona essa sensação.

 

Branding: O que o seu cliente compra