Tenda do Umbu
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Desafio

Imagine um lugar único, em meio a natureza, onde você sente a força de estar unido as pessoas que ama.

Onde paramos para compartilhar as lições de cada curva vencida dessa trilha que chamamos de vida.

Seja bem-vindo(a) a Tenda do Umbu.

Com mais de 50 anos de tradição, ela está localizada às margens da BR-116, na cidade de Picada Café – RS. Sua história começa com o pioneirismo de Elói Ruckert, que em 1963 ergue uma tenda para comercializar frutas e se estabelece como a parada obrigatória da BR-116.

Esse projeto inicia em 2021 quando a segunda geração de gestores sentiu que chegara a hora da marca evoluir ainda mais.

Afinal, como traduzir em produtos o cheiro do couro, o ronco do motor pulsando e o vento no rosto?

Como revelar a todos os sabores de estar na tenda? A verdadeira cultura colonial, sua origem e estilo de vida?

O mundo precisa disso.

E assim, uma nova jornada estava começando.

Estratégia

O cheiro do café e do pão quentinho invadem o ambiente, enquanto a equipe inicia as tarefas diárias que mantêm a Tenda do Umbu viva.

Todo o amor e dedicação é reconhecido: é por se sentirem em casa que a Tenda se transformou no maior ponto de encontros de motociclistas do Sul do Brasil. A sensação de liberdade é partilhada por todos que se reúnem à sombra das árvores – sejam os amantes das motos, famílias locais ou turistas que vêm apreciar o ambiente aconchegante do local. A Tenda abriga todos eles.

Logo, foi criado um comitê da marca e em conjunto com clientes reais da Tenda, começamos a identificar o que faz a Tenda ser o que ela é.

Estabelecemos a nova identidade em três pilares:

  • Família, que representa os laços de sangue ou amizade de quem vem a Tenda.
  • Gastronomia, representando os sabores e saberes
  • Liberdade, como o sentimento resultante da experiência da marca.

Identidade Visual

Mesma essência, novos tons

Como grade cromática, estabelecemos a cor amarela, inspirada pela linha em meio ao asfalto que nos guia a tenda.

O tom laranja remete a energia de um final de tarde cortando os plátanos dando o tom característico da região.

A tonalidade marrom conta a origem da marca, ao remeter a madeira e ao aspecto colonial, que fez tudo começar.

A evolução da forma

Utilizamos a analogia da árvore, retratando as raízes, caule e folhas, com simbolismos contemporâneos e que podem ser desdobrados em grafismos e monogramas. Homenageamos o slogan original ao utilizar como forma externa a placa de “parada obrigatória” completando o conjunto. Por fim, inserimos a manchete da marca “Espírito livre” no logotipo criando um logotipo forte, de fácil leitura e coerente ao segmento.

Identidade Verbal

Como território verbal desdobramos algumas palavras de uso mais comuns em Alemão, como a palavra “Kuchen” e logo abaixo, a tradução em português, explicando a origem histórica do prato e esclarecendo seu significado atual.

Também criamos pratos inspirados nas histórias dos “riders” da tenda e analogias aos nomes de motos clássicas e suas características.

Na parte de serviço, drinks sem álcool assumem os aspectos de “na garupa” –com álcool e “Driver”-sem álcool.

Resultado para o negócio

A marca agora possui uma identidade forte e resolutiva.

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