Tenda do Umbu - D+E Branding For Business
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dois motociclistas na estrada com logo centro
duas motos em uma estrada com o logo da marca tenda do umbu

Desafio

Imagine um lugar único, em meio a natureza, onde você sente a força de estar unido as pessoas que ama.

Onde paramos para compartilhar as lições de cada curva vencida dessa trilha que chamamos de vida.

Seja bem-vindo(a) a Tenda do Umbu.

Com mais de 50 anos de tradição, ela está localizada às margens da BR-116, na cidade de Picada Café – RS. Sua história começa com o pioneirismo de Elói Ruckert, que em 1963 ergue uma tenda para comercializar frutas e se estabelece como a parada obrigatória da BR-116.

Esse projeto inicia em 2021 quando a segunda geração de gestores sentiu que chegara a hora da marca evoluir ainda mais.

Afinal, como traduzir em produtos o cheiro do couro, o ronco do motor pulsando e o vento no rosto?

Como revelar a todos os sabores de estar na tenda? A verdadeira cultura colonial, sua origem e estilo de vida?

O mundo precisa disso.

E assim, uma nova jornada estava começando.

sol da marca essência, atitude e reputação, fundo laranja

Estratégia

O cheiro do café e do pão quentinho invadem o ambiente, enquanto a equipe inicia as tarefas diárias que mantêm a Tenda do Umbu viva.

Todo o amor e dedicação é reconhecido: é por se sentirem em casa que a Tenda se transformou no maior ponto de encontros de motociclistas do Sul do Brasil. A sensação de liberdade é partilhada por todos que se reúnem à sombra das árvores – sejam os amantes das motos, famílias locais ou turistas que vêm apreciar o ambiente aconchegante do local. A Tenda abriga todos eles.

Logo, foi criado um comitê da marca e em conjunto com clientes reais da Tenda, começamos a identificar o que faz a Tenda ser o que ela é.

Estabelecemos a nova identidade em três pilares:

  • Família, que representa os laços de sangue ou amizade de quem vem a Tenda.
  • Gastronomia, representando os sabores e saberes
  • Liberdade, como o sentimento resultante da experiência da marca.
texto contendo espirito da marca
texto falando sobre a essência da marca
texto falando da origem da marca com motociclista
grade de quatro cores tenda do umbu
árvore marrom
árvore marrom com símbolo
arvore marrom com símbolos
parte logotipo
logotipo em braco

Identidade Visual

Mesma essência, novos tons

Como grade cromática, estabelecemos a cor amarela, inspirada pela linha em meio ao asfalto que nos guia a tenda.

O tom laranja remete a energia de um final de tarde cortando os plátanos dando o tom característico da região.

A tonalidade marrom conta a origem da marca, ao remeter a madeira e ao aspecto colonial, que fez tudo começar.

A evolução da forma

Utilizamos a analogia da árvore, retratando as raízes, caule e folhas, com simbolismos contemporâneos e que podem ser desdobrados em grafismos e monogramas. Homenageamos o slogan original ao utilizar como forma externa a placa de “parada obrigatória” completando o conjunto. Por fim, inserimos a manchete da marca “Espírito livre” no logotipo criando um logotipo forte, de fácil leitura e coerente ao segmento.

significado do grafismo com fundo marrom
celular com o Instagram da tenda do umbu aberto
guardanapo marrom da tenda do umbu com um cachorro quente e fundo amarelo
monograma personalizado
três copos de café com logo da tenda do umbu fundo amarelo
foto ampla de grande árvore e muitos motociclistas com logo no centro

Identidade Verbal

Como território verbal desdobramos algumas palavras de uso mais comuns em Alemão, como a palavra “Kuchen” e logo abaixo, a tradução em português, explicando a origem histórica do prato e esclarecendo seu significado atual.

Também criamos pratos inspirados nas histórias dos “riders” da tenda e analogias aos nomes de motos clássicas e suas características.

Na parte de serviço, drinks sem álcool assumem os aspectos de “na garupa” –com álcool e “Driver”-sem álcool.

pilar da marca laranja com uma estrada
pilar da marca laranja com mel caindo na panqueca
pilar da marca laranja com homem e criança se cumprimentando

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